Estratégia de inventariamento faunístico em estudo de impacto ambiental
O curso abordará um breve contexto historico dos impactos ambientais, das necessidades de se realizar inventarios, bem como resgates e manejo de espécies nas áreas de risco para subsidiar propostas de medidas mitigadoras na elaboração dos EIA/RIMA. E como foco do grupo em estudo entre os vertebrados inventariados nos diagnósticos ambientais enfatizar os caracteres e estudos com vertebrados silvestres, breve descrição dos grupos, bem como os principais métodos utilizados em campo, através de literatura especializada, entrevistas ou questionários, buscas ativas, capturas, métodos de atração, armadilhas fotográficas e registro de vestígios. Dessa forma destacar a importância do conhecimento teórico para desenvolver os trabalhos de campo para a elaboração dos EIA/RIMAs.
Psicologia ambiental e Liderança adaptativa: Formando líderes para a sustentabilidade
O que determina se as pessoas vão se tornar líderes nas questões ambientais? Por que algumas pessoas são mais engajadas do que outras nas questões ambientais? E quais as barreiras encontradas pelas pessoas que dificultam seu engajamento ambiental? O minicurso tem como objetivo a capacitação de novos líderes nas causas ambientais. Os participantes receberão treinamento e informações de como influenciar conhecimento, atitudes, valores, percepção e comportamentos das outras pessoas em relação ao meio ambiente. E também como estimular ideias, pessoas e projetos nas questões socio-ambientais.
Bioterismo e técnicas experimentais
O bioterismo consiste em um conjunto de técnicas de manejo, experimentação e de ambientação adequada que envolva animais para realização de estudos científicos. O bioterismo vai desde a escrita do projeto de pesquisa até a sua execução, onde é necessário seguir diversas normas reguladas pela Comissão de Ética em Uso de Animais. Atualmente, os modelos com ratos Wistar são os mais utilizados em estudos científicos, portanto, o objetivo central desse minicurso é fornecer a base necessária para se iniciar uma pesquisa. Abordando aspectos teóricos, onde se inclui normativas e técnicas experimentais. Assim como, será visto na parte prática as principais técnicas de manejo e experimentais realizadas em ratos Wistar.
Empreendedorismo social
Empreendedorismo social (ou empreendedorismo com propósito) é uma forma de empreendedorismo que tem como objetivo principal resolver ou minimizar problemas sociais alinhando geração de receita, inclusão e empoderamento social. Geralmente, os negócios deste ramo são sustentáveis com base em três pilares (ambiental, social e econômico), replicáveis, escaláveis e estão muito alinhados com o propósito dos idealizadores do projeto.
A cineasta Mara Mourão usa o termo “changemaker” para se referir ao empreendedor social, que seria aquele que faz as mudanças. “O changemaker é quem muda, é cada um fazendo uma mudança seja na nossa rua, no nosso trabalho, no nosso país, sem ter que criar uma organização para isso, é uma pessoa que enxerga qualquer problema como uma oportunidade de ação”, diz. Estamos vivendo numa época onde as pessoas estão se colocando cada vez mais como os atores chaves da transformação que queremos ver no mundo!
Aquicultura ornamental
A piscicultura ornamental é uma atividade de produção de peixes em cativeiro – envolvendo reprodução, larvicultura e engorda – na maior parte do tempo com finalidade comercial. Devido ao aumento da demanda na produção e obtenção (captura em ambiente natural) de peixes, principalmente por aquaristas de países desenvolvidos como EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, Bélgica e França, originou-se a piscicultura ornamental de larga escala. Essa modalidade de aqüicultura teve um grande crescimento na década de 90, com aproximadamente 10 % ao ano de 1991 até 1996. Estima-se que, anualmente, mais de 150 milhões de peixes ornamentais sejam vendidos no mundo, gerando um montante na ordem de 7,0 bilhões de dólares, representando uma importante fonte de renda e empregos, em uma atividade ideal para as condições de clima da região.
Vacinologia
Os processos infecciosos apresentam uma importância considerável na saúde pública mundial, em especial nas regiões tropicais. Apesar de várias medidas profiláticas, a vacinação ainda permanece como a principal ferramenta tanto para o controle quanto para a erradicação da maioria dessas doenças infecciosas. Diante disso, o presente minicurso propõe uma revisão sobre a importância e a viabilidade de várias estratégias vacinais contra os mais diversos agentes infecciosos, principalmente para as infecções de etiologia viral.
Produção de transgênicos
Os desenvolvimento de organismos transgênicos iniciou na década de 70, porém a sua expansão, produção e consumo humano e animal ocorreu a partir da década de 90. Hoje, após quase 30 anos de produção e consumo massivo destes produtos, nenhum registro científico relacionado a seus riscos foi comprovado, porém ainda sim esses tipos de alimento são bastante polêmico. No Brasil, segundo maior produtor de transgênico no mundo, a área de plantação cresce ano a ano, com tendência de superar os EUA, primeiro produtor mundial. Atualmente as riquezas geradas pela agricultura no Brasil corresponde a cerca de 30% do PIB, sendo a maior parte gerada pelas culturas transgênicas.Baseado nisso o entendimento do processo de produção dos transgênicos, as avaliações de riscos, os benefícios e riscos é de suma importância para a sociedade como um todo, assim como estabelecimento de políticas públicas.
Gestão Ambiental em empresas
Para a instalação de uma empresa, é imperativa a estruturação da gestão ambiental para o seu bom funcionamento e a diminuição de potenciais impactos ambientais, que podem gerar penalidades devido a legislação vigente. As licenças ambientais (prévia – LP, instalação – LI; operação – LO) são imperativas para a estruturação de empreendimentos. Correlato a estas, processos de compensação, preservação e conservação ambientais; gestão dos resíduos e responsabilidade socioambiental; compensação de emissões de carbono fazem parte deste complexo processo da gestão ambiental.
Tópicos em virologia básica e atual
O presente minicurso visa abordar aspectos básicos acerca da virologia como: estrutura de um vírion e proteínas virais, propriedades dos vírus, classificação dos arbovírus, conceito de arbovírus, transmissão etc.
Contexto atual da distribuição das arboviroses, sintomas e sinais clínicos, complicações e suas implicações na sociedade também serão tratados, pois aquele explica o alto grau de incidência mundial anual, e estes são de extrema relevância para diagnóstico e prognóstico clínicos.
Atualmente há dificuldade de se estabelecer um diagnóstico barato, preciso e rápido para os arbovírus circulantes no Brasil. O contexto atual do diagnóstico para Zika, Dengue, Chikungunya e Febre Amarela serão abordados, além dos desafios e técnicas aplicadas para este fim.
Serão conceituados os tipos de vacinas (vacina de vírus atenuado, subunidade, Partículas Semelhantes a Vírus [ Virus Like Particles - VLPs], vacina de DNA, vacina de vírus inativado) e explanadas suas principais vantagens e desvantagens em relação aos diferentes pacientes e à resposta imune. Qual seria o cenário atual da vacinação contra os arbovírus circulantes no nosso país? Os estudos estão progredindo? Quais as dificuldades?
Herborização e identificação das principais famílias de Angiospermas do Brasil
O minicurso visa proporcionar aos participantes do Simpósio Pernambucano de Biociências o reconhecimento e identificação das famílias de angiospermas mais representativas do Brasil através de caracteres morfológicos (vegetativos e reprodutivos), bem como, através do uso de chaves de identificação. Também serão abordados os métodos de coleta e técnicas de herborização do material botânico. O minicurso conta com aula expositiva e aula prática que será realizada no Jardim Botânico do Recife, onde serão feitas coletas e identificação de amostras botânicas presentes na área.
Como ser um bom cientista
O que é ciência? O que se espera de um cientista? Existe um conjunto básico de conhecimentos ou ferramentas que eu preciso ter para ser considerado cientista? Qual o papel do cientista na nossa sociedade? A ciência é uma profissão ou uma vocação? O que eu preciso fazer para ter um futuro na ciência? Se você já se perguntou alguma dessas questões, esse minicurso é para você. O principal objetivo desse minicuro não é dar respostas prontas, mas ser um espaço de diálogo em que através da discussão da situação da ciência no Brasil e no mundo, possamos chegar a um consenso (ou não) sobre a atuação do cientista na sociedade moderna.
Neurociência e comportamento
Estudos comportamentais em modelos animais têm sido amplamente utilizados na produção científica. Estes estudos permitem o estabelecimento de uma relação entre estímulos recebidos pelo organismo e a expressão de comportamentos. Na neurociência, os estudos comportamentais são de extrema importância para complementar dados de biologia molecular e celular, de efeitos de fármacos, dentre vários outros estímulos ambientais sobre o Sistema Nervoso Central. Assim, serão abordadas as bases neurais de alguns dos comportamentos mais estudados atualmente na neurociência e seus respectivos modelos experimentais representativos em animais.
Introdução ao Universo Cervejeiro
A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo. Diferente de outras bebidas, a cerveja conseguiu ultrapassar fronteiras e agradar aos mais diversos consumidores pelos quatro cantos do mundo. Por trás dessa popularidade existe uma paixão e uma ciência envasadas e prontas para serem degustadas. Nesse sentido, o objetivo do nosso encontro será realizar uma breve introdução do(a) participante ao universo cervejeiro, desde o seu primórdio até os dias atuais.
Marcação de tubarões e raias
A biotelemetria é considerada uma ferramenta de grande utilidade no intuito de se identificar e caracterizar os habitats essenciais, bem como compreender de que forma e quando ocorre à movimentação das espécies ao longo dos diferentes micro-habitats em um determinado ecossistema. Baseada na utilização de transmissores eletrônicos aplicados aos animais, os quais emitem sinais periodicamente, seja por ondas de rádio, por ultrassom ou via satélite, as técnicas de biotelemetria revolucionaram a pesquisa sobre os padrões de deslocamento e utilização de habitats por tubarões e raias.
Cito e genotoxicidade
As plantas medicinais e seus constituintes têm sido considerados uma fonte inesgotável para a descoberta de novos produtos para o tratamento de diversas doenças. Contudo, o uso empírico delas podem ocasionar toxicidade ou outros efeitos adversos. Os ensaios de citotoxicidade e genotoxicidade tem papel importante para avaliar esses possíveis efeitos, bem como determinar concentrações seguras de uso. Adicionalmente, esses ensaios são utilizados para a avaliação de diferentes classes de resíduos e poluentes de ecossistemas aquáticos e terrestres (corantes, efluentes têxteis, defensivos agrícolas entre outros). Esses produtos podem ocasionar danos a saúde, ou até mesmo levar a morte dos seres vivos que habitam esses ecossistemas. O objetivo desse minicurso é levar conhecimento aos alunos dos principais métodos de detecção de citotoxicidade e genotoxicidade, mostrando como são feitas essas análises e os principais organismos modelos adotados.